TRATAMENTO DE EFLUENTES COM WETLANDS CONSTRUÍDOS

A natureza é perfeita e nos oferece grandes lições. As wetlands são um bom exemplo. Por essência, as wetlands (jardins filtrantes) conseguem prevenir inundações porque retém o excesso de água, assim como faz uma esponja. 

Quando isso acontece, as wetlands não apenas mantêm os rios em níveis saudáveis, mas também purificam a superfície ao redor, bem como as águas, já que as plantas fazem muito bem essa função. Exemplos de wetlands naturais? Podemos citar pântanos, brejos, manguezais e várzeas do rio.

O jardim filtrante (wetland) tem se provado uma solução altamente eficaz no tratamento de efluentes, inclusive esgoto. Os grandes filtros naturais são uma combinação de plantas especiais e substratos colocados em grandes reservatórios.

O processo de filtragem acontece basicamente em três fases: Na primeira, as águas encontram substratos (pedra, areia) e um filtro vegetal, onde acontece a degradação da matéria orgânica e do nitrogênio. Na sequência, é feito uma espécie de tratamento complementar por meio de plantas aquáticas para reter outros tipos de contaminantes. Já o terceiro filtro finaliza a filtragem da água, tornando-a adequada para irrigação de jardins verticais, ser utilizada em descarga ou mesmo para lavagem de pisos em áreas externas. 

Esse moderno e inteligente sistema ecológico pode tratar desde microssistemas residenciais, restaurando e reaproveitando água de esgoto convencional, até processos industriais, maiores e mais complexos. Com os jardins filtrantes, é possível até tratar e despoluir rios e lagos contaminados. 

Entre os muitos benefícios do dos jardins filtrantes, destaque para o reaproveitamento de água, menor consumo de água potável, renovação da paisagem do ambiente no entorno e maior diversidade na flora e na fauna. Pode inclusive criar espaços de convivência de pessoas em lugares antes inabitáveis.

Essa mesma lógica serve de inspiração para as wetlands construídas. A partir de tecnologias de ponta, é possível criar um ecossistema inteligente de purificação de água, utilizando o mesmo princípio da natureza. As wetlands podem tratar esgoto de águas residenciais, assim como águas utilizadas pela indústria. 

 

Existem diversos sistemas possíveis de wetlands, e a ONE pode indicar qual é a mais adequada para você. 

oneAtivo 15@2x.png