Wetland_vista embaixo passarela_sem logo

ESTAÇÃO SUSTENTÁVEL

A One, empresa do Grupo VG, dedicada a projetos 100% sustentáveis, desenvolveu um ousado plano tomando como base os jardins filtrantes para tratar o efluente dada estação Vila Olímpia da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ao lado da Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo (SP). O plano está na fase final de consolidação e a ideia é iniciar os trabalhos no próximo mês de março.

Imagem3.png

ANO

Em Construção

SOLUÇÕES GRUPO VG I ONE

Jardins Filtrantes para tratamento de Esgoto
Projeto de Paisagismo
Jardins Verticais Hidropônicos com água de Reuso
Aplicação de Branding Concept


PROJETO
ONE NBS
ELETROMIDIA

CLIENTE

Confidencial

Os jardins filtrantes ficarão na área dos trilhos da estação Vila Olímpia da CPTM. O esgoto vai ser coletado e num primeiro momento será passado por uma câmara de gradagem. Depois, passará por uma câmara de ozonização e oxigenação e, na sequência, será bombeado para os jardins onde é feita a filtragem por meio das plantas. Então, a água de reúso será destinada à irrigação dos jardins verticais colocados pela Vertical Garden na estação de trem, além da lavagem do piso do local de grande trânsito de pessoas.

Imagem4.png

Além do potencial estético e sustentável levado a estação, os wetlands, tem um custo considerado acessível e o melhor: é fácil de implementar na prática.

 

O wetland, ou jardim filtrante, é um sistema de tratamento natural de esgoto que se baseia na capacidade de purificação natural de plantas macrófitas aquáticas e de microrganismos que trabalham em simbiose com raízes das plantas. As plantas crescem em um substrato inerte, geralmente brita ou seixo de resíduo de construção, e se alimentam da matéria orgânica presente no efluente. A planta usa esses nutrientes para se desenvolver e o que antes era esgoto passa a ser um jardim onde a água tratada tem padrão superior ao requerido pela legislação para água de reuso.

PEG2_BLUE.jpg

AMPLIAÇÃO SUSTENTÁVEL

Coleta de água da chuva, energia limpa e ampliação dos wetlands são itens já consolidados no portfólio da ONE e farão parte das ampliações do projeto para outras estações.

estrutura estação 2_esquema_sem logo.jpg
4_Area interna_praça_ sem logo.jpg
oneAtivo 15@2x.png