obra-cobra-respirar.jpg

ARTE E VIDA

Na primeira ação do recém-criado Instituto Kobra, que tem como base a premissa de que a arte é um instrumento de transformação, o conhecido muralista brasileiro Eduardo Kobra transformou um cilindro de oxigênio em desuso em uma obra de arte, exemplar único, chamada “Respirar”.

 

Kobra pintou o cilindro como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro. Inicialmente o artista colocaria a obra em um leilão e doaria 100% do valor a instituições que estão sofrendo com a falta de oxigênio. 

ANO

2021


SOLUÇÕES GRUPO VG I ONE

Projeto Social


ENVOLVIDOS
Instituto Kobra

UniãoBR

AÇÃO

Doação de R$ 700.000 para compra de usinas de oxigênio para Manaus, em auxilio da luta contra a COVID-19

Em meio à pandemia do coronavírus, a empatia tem movido muitos a tomarem uma ação imediata para acarretar fundos em benefício dos Estados Brasileiros mais afetados.

 

Ciente disso, Eduardo Kobra, que tem desenvolvido obras de Grafite Garden com as empresas do Grupo VG, criou uma peça exclusiva chamada Respirar, feita em um grande cilindro de oxigênio, no qual há uma planta, trazendo o apelo do verde e da sustentabilidade.

 

O artista sensibilizado com a terrível situação de falta de oxigênio hospitalar em unidades de saúde da região norte do País, resolveu reverter 100% dos fundos arrecadados dessa obra de arte a essas instituições.

Mas, antes mesmo do leilão, a obra foi vendida para o movimento UniãoBR por R$ 700 mil. O valor será usado na instalação de duas usinas de oxigênio, que na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, começam a operar em duas cidades do Amazonas, Alvarães e Itacotiara.

Na prática, isso significa que serão 20 leitos de UTI’s beneficiados 24h por dia, numa ação perene, que ficará como legado para a cidade. Em um dia, a usina vai gerar 480 horas de oxigênio. Em um mês, serão 14.400 horas.

“A mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é um patrimônio de toda a humanidade”, diz o artista.

cine-kobra.jpg

“O cilindro deverá ser colocado no Shopping Iguatemi, em São Paulo, para que o público possa ver e se engajar”, conta Gabriela Marques Conti, diretora de Operações da UniãoBR. A exposição no shopping começa no dia 14 de fevereiro, no piso Térreo. Por meio de um QR Code quem for ver a obra de perto poderá fazer doações para a instalação de mais usinas na região Norte. Após a exposição, a obra deverá ser levada para o Hospital Israelita Albert Einstein, também em São Paulo.

O MURAL E O PAISAGISMO: A LINHA DA VIDA

ecoparada-madero-haus-arquitetura-design

O mural  'A Linha da Vida', de 600 m², assinado pelo artista brasileiro Kobra, especialmente foi um dos destaques do projeto da ONE na Ecoparada Madero.
 

"Foi tão difícil 2020 que não paro de pensar sobre o tempo que perdemos. Não no ano, por conta da pandemia — refiro-me ao tempo que já vínhamos perdendo antes, por não darmos o devido valor à família, aos amigos, aos nossos próximos. A passagem nesta vida é breve, e [...] quis passar esta mensagem. Vamos perdoar mais, abraçar mais (depois de todos estarmos vacinados) e, principalmente, respeitar mais", resume Kobra em post no Instagram sobre a obra recém-concluída.
 

ecoparada-madero-haus-arquitetura-design

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

COM KOBRA E GRUPO VG

A inauguração do MIS SP, com a exposO mural fica na entrada do MIS Experience, inaugurado no sábado (2) com uma exposição imersiva sobre o ícone renascentista, chamada “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”.   

A obra de 36 metros de comprimento e 4,5 metros de altura levou três dias para ser concluída e exibe uma releitura tridimensional e colorida do “Homem Vitruviano”, fiel ao estilo de Kobra.  

 

“Um dos trabalhos mais importantes que já fiz foi ‘David’, em 2017, no topo de uma das pedreiras de Carrara, na Itália, onde Michelangelo buscava os mármores para suas esculturas. Sempre sonhei em fazer também um trabalho sobre outro gigante da arte e do pensamento: Leonardo da Vinci. Quando surgiu a oportunidade, adiei todos os outros projetos para concentrar-me nesse trabalho”, disse o artista.  

leonardo-da-vinci-Kobra.jpg